Notícia
Agosto Lilás: Colaboradores da Eletrobras participam de evento de conscientização
28/08/2017

Colaboradores da Eletrobras Distribuição Alagoas reservaram parte da manhã desta segunda-feira (28) para aprender um pouco mais sobre a campanha de combate à violência contra a mulher, Agosto Lilás. Homens e mulheres vestidos de lilás encheram o auditório do prédio sede e participaram de conversas sobre a aplicação da lei Maria da Penha e sobre o Disque 180, que funciona como central de denúncias.

Maria José Alves Silva, promotora titular da 38ª Promotoria de Justiça da Capital, abriu o evento falando sobre a importância da lei Maria da Penha e do Agosto Lilás para a prevenção de casos de violência de gênero. "É muito bom quando empresas se envolvem com a campanha, como a Eletrobras está fazendo", afirma.

"Lilás é a cor de movimentos feministas e de organismos nacionais e internacionais pelos direitos da mulher. Além de ser a cor da mistura do azul, considerada uma cor masculina, com o rosa, símbolo do sexo feminino", destaca a promotora, apontando que o silêncio e a omissão são os maiores aliados da violência.

A promotora explicou a aplicação da lei em casos concretos, expôs números de violência em Alagoas, contou casos emblemáticos e alertou para os diversos tipos de violência: física, psicológica, moral e sexual. A promotoria de Maceió tem no momento mais de 10 mil casos de violência doméstica em análise.

Representantes do Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência em Maceió (CEAM) falaram sobre o Disque 180 e o trabalho realizado após as denúncias. Com uma equipe multidisciplinar, o CEAM acompanha e orienta as vítimas sobre a denúncia criminal. Assistentes sociais e psicólogas dão apoio às vítimas durante o processo.

Para Girlene Silva, psicóloga do CEAM, o trabalho da equipe gira em torno de três pilares: fazer a mulher falar, se escutar e seguir. “Acompanhamos as vítimas estimulando a denúncia, fazendo com que elas reflitam, se escutem e possam seguir em frente”, afirma, apontando que o CEAM faz campanhas de empreendedorismo para estimular mulheres a virarem a página da violência.

"A Eletrobras está envolvida na divulgação do Agosto Lilás: fizemos neste mês uma ampla divulgação sobre a legislação pertinente e sobre o Disque 180", declara o diretor de Gestão, Miguel Orsolete. "Nossa intenção é formar dentro da Empresa agentes multiplicadores da campanha", completa.

Ao final do evento, integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do prédio sede distribuíram preservativos femininos aos participantes do evento.

O evento foi uma iniciativa da gerência de Sustentabilidade com o apoio da Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais. Neste mês de agosto, o site, a intranet e as redes sociais da Empresa circularam temas da campanha e nos prédios da Distribuidora, cartazes e folders foram espalhados. Nas contas de luz, clientes receberam mensagens de estímulo à denúncia.

 

Copyright © 2017 | Eletrobras Distribuição Alagoas
Av. Fernandes Lima, nº 3349, Gruta de Lourdes - CEP: 57052-405 - MACEIÓ-AL.