Economize Energia
» Eletricidade, um Auxiliar Indispensável
A eletricidade é a característica marcante da moderna civilização. Conforto, comodidade, segurança, informações, mais tempo de lazer, simplificação do trabalho, são alguns dos muitos benefícios decorrentes de sua utilização.
Para que você possa tirar o máximo proveito de seus eletrodomésticos, afastando riscos e despesas desnecessárias, a Eletrobras Distribuição Alagoas reuniu estas informações.
Conhecendo melhor cada eletrodoméstico e controlando seu consumo, você passa a utilizar a energia de forma mais racional e econômica.
» Instalações Elétricas
Antes de qualquer coisa, verifique os fios da instalação interna de sua casa. Eles devem ter uma espessura capaz de suportar a corrente consumida pelas lâmpadas e aparelhos. Se a fiação estiver mal dimensionada, pode provocar um superaquecimento, desperdiçando energia e criando condições para acidentes altamente perigosos.
Com o auxílio de um bom eletricista é fácil proceder a esta verificação. Lembramos que a espessura mínima exigida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é de fio com 1,5 mm2 (14 AWG) que suporta até 15 ampéres
» Padrão de Fornecimento
Seus equipamentos elétricos recebem energia da Eletrobras Distribuição Alagoas segundo um padrão técnico de fornecimento.
Sobrecarregando os fios além da carga prevista, eles podem se queimar ou "estourar".
Se você nota que a iluminação diminui, ou que alguns equipamentos não funcionam adequadamente quando há vários aparelhos ligados, é provável que sua instalação elétrica tenha problemas. Ela pode estar subdimensionada para a quantidade de equipamentos que você usa.
Neste caso, você deve procurar o escritório local da Eletrobras Distribuição Alagoas, levando uma relação completa dos equipamentos. Ali você receberá toda a instrução necessária.
Como Tirar o Máximo Proveito da Energia Dentro de um Orçamento Reduzido
» Iluminação
Existe uma iluminação correta para cada ambiente, por isso utilize a lâmpada certa para cada cômodo. Tanto a falta como o excesso de iluminação prejudicam seus olhos. No escritório local da Eletrobras Distribuição Alagoas existe uma tabela orientando a estabelecer o nível correto de iluminação.
Apague as luzes que você não estiver usando, salvo aquelas que aumentem sua segurança.
Evite pintar as paredes internas de sua casa com cores escuras. Elas exigem lâmpadas mais fortes que ocasionam maior gasto de energia.
» Refrigerador
Só abra a porta do seu refrigerador quando for indispensável. Retire de uma só vez os alimentos que necessita. Assim o trabalho do compressor diminui, economizando energia.
Proteja o equipamento contra os raios solares. Não guarde alimentos quentes, espere que esfriem.
Assegure-se de que as borrachas de vedação da porta do refrigerador funcionam adequadamente.
Se você constatar escapamento de ar frio, o compressor estará trabalhando mais do que o necessário, aumentando seu gasto de energia. É importante que você leia o manual de instruções de seu refrigerador, para poder limpá-lo e mantê-lo corretamente.
» Aquecedor Central Elétrico de Água
Embora traga um grande conforto, se mal usado é um dos aparelhos que mais consomem energia, encarecendo sobremaneira a conta de energia. Providencie a regulagem do termostato para obter a temperatura desejada. Aumentar a temperatura demasiadamente ocasiona desperdício de energia.
A torneira não deve gotejar. Se uma torneira goteja 90 gotas por minuto, gasta-se mais de mil litros de água e dezenas de quilowatts-horas por mês. (O quilowatt-hora é uma medida que indica o consumo elétrico). Prefira usar o chuveiro em vez da banheira: você gasta menos água e menos eletricidade. Precisando ausentar-se por vários dias, desligue a chave do aquecedor. Ao instalar um aquecedor, adquira o de tamanho adequado, e não superdimensionado. Aplique isolamento térmico em todas as canalizações que conduzem água quente.
» Máquina de Lavar Roupa
Leia detidamente o folheto de instruções. Sua lavadora de roupa trabalha igualmente com muita ou pouca roupa. Por isso, lave quantidade suficiente para preencher a capacidade, sem entretanto, carregá-la excessivamente. Lavar roupas mais tempo do que o necessário só traz prejuízos: você gasta tempo e energia, as roupas se estragam e enrugam.
Use a quantidade correta de detergente. Quantidades insuficientes ou excessivas não lavam devidamente.
Limpe o filtro com frequência. Filtro obstruído com fios ou penugens diminui o grau de eficiência de sua máquina e provoca desperdício de quilowatts-horas.
» Ferro Elétrico
Espere acumular uma quantidade suficiente de roupas e passe de uma só vez. Quanto menos você ligar seu ferro por mês, menos o trabalho de aquecimento. E maior a economia de quilowatts-horas.
Nunca esqueça o ferro ligado. Além de gastar energia inutilmente, você corre o risco de provocar graves acidentes.
» Chuveiro Elétrico
Nos dias de calor, utilize a chave na posição "verão". Limite o tempo de uso do chuveiro ao mínimo indispensável.
» Condicionador de ar
Este equipamento exige inspeção anual, que pode ser feita por agentes autorizados pelo fabricante.
Periodicamente você deve limpar e trocar o filtro. O pó, as sujeiras e todas as impurezas do ar ficam retidas no filtro. Se ele estiver sobrecarregado, a circulação livre do ar condicionado estará prejudicada, o equipamento trabalhará demais e seu funcionamento custará muito caro. Evite que o condicionador de ar esteja exposto ao sol. Se o telhado não o cobre, utilize a sobra de árvores ou arbustos. Mas não permita que a folhagem esteja tão perto ao ponto de impedir a livre circulação do ar.
Desligue o condicionador de ar sempre que você sair de casa. Outras providências importantes que aliviam o trabalho do seu condicionador: plantar arbustos e árvores de boa sombra, amenizando o calor.
Colocar no interior de sua casa cortinas de tons claros, persianas ou venezianas. Fechar portas e janelas de vidro, evitando a entrada de ar quente. Pintar paredes em branco ou em tons claros, ajudando a refletir os raios solares.
No exterior da casa, instalar toldos sobre as janelas voltadas para as faces leste e oeste, retendo assim, 75% do calor solar.
Com estas providências, seu condicionador de ar terá menos trabalho e um custo de energia muito mais em conta.
Como Evitar Acidentes
» Não ligue diversos aparelhos elétricos numa mesma tomada
Isto pode causar uma sobrecarga e danos para a instalação. Por isso reduza ao mínimo o uso de benjamins. Muitos aparelhos ligados numa mesma tomada superaquecem os fios, podendo levá-los a um curto-circuito. Por outro lado, evite as extensões.
» Mantenha as ligações elétricas em perfeito estado
Troque sem demora fios desencapados, velhos ou defeituosos; não faça instalações com fios frouxos; não utilize interruptores defeituosos ou sem tampa.
» Não coloque aparelhos elétricos em lugares molhados
Quando estiver no chuveiro ou na banheira não ligue aparelhos elétricos nem toque em interruptores. Com as mãos molhadas ou os pés em solo úmido, não pegue em interruptores nem na parte metálica das lâmpadas.
» Ao trocar uma lâmpada, não encoste os dedos na parte interna do bocal
Não toque, também, no interior de televisores, mesmo que eles estejam desligados. A carga pode estar acumulada e provocar choques muito perigosos.
» Mexendo com um aparelho elétrico, cuidado para não encostar em canos de água ou de gás
Como eles estão em contato com a terra, a corrente elétrica poderá passar através de seu corpo.
» Quando quiser limpar eletrodomésticos, desligue-os antes
Evite enfiar garfos, facas ou objetos metálicos no interior destes aparelhos quando ligados.
» Quanto consome cada equipamento elétrico?
É fácil calcular a energia consumida por um aparelho elétrico ou lâmpada durante o tempo em que ficam ligados, tendo as seguintes informações:

a) A potência de cada aparelho ou lâmpada (que é medida em watts): normalmente ela é indicada em plaquetinha que o fabricante aplica no aparelho, ou consta no manual de instruções;

b) Tempo em que o aparelho fica ligado durante o mês. Aplicando a seguinte fórmula, você calcula o consumo desse aparelho em quilowatts-horas:
consumo em kWh = (potência x horas de uso) / 1000
» Importante
No período das 17 às 21 horas, evite ligar ferro elétrico, ar condicionado, máquina de lavar roupas, fogão elétrico e chuveiro elétrico.
» Como avaliar o custo da energia consumida?
De posse dos dados acima e da tabela em vigor, que você pode encontrar em nossos escritórios, é fácil calcular o custo da energia que um aparelho consome por certo número de horas. Aplique esta fórmula:
Custo da energia = (potência x horas de uso x tarifa) / 1000
Obs.: Nestes cálculos não está incluído o imposto único, valor que a concessionária recolhe para órgãos federais.
» Consumidor atento consumo racional
Hoje você utiliza mais eletricidade do que no passado. Até há pouco tempo uma casa possuía poucos eletrodomésticos.
Hoje em dia, mais de 200 equipamentos elétricos estão ao alcance de sua mão para tornar sua vida sempre melhor.

Lembre-se de que no verão, os refrigeradores e congeladores vão trabalhar mais. Que, no inverno, seu aquecedor vai entrar em ação. Que cada aparelho precisa de contínua atenção para um perfeito funcionamento. Quanto mais racionalmente você utilizar sua energia, mais benefícios você receberá. O Escritório Local da Eletrobras Distribuição Alagoas está às suas ordens para qualquer dúvida.
Procel
Calculadora de Consumo
Copyright © 2017 | Eletrobras Distribuição Alagoas
Av. Fernandes Lima, nº 3349, Gruta de Lourdes - CEP: 57052-405 - MACEIÓ-AL.